Bandeiras do anime e mangá ‘One Piece’ são usadas para protestos na Indonésia
Reprodução/TikTok/Khoirudin
Desde julho, quando o presidente da Indonésia Prabowo Subianto pediu para que a população hasteasse a tradicional bandeira nacional nas cores vermelha e branca antes do Dia da Independência, celebrado em 17 de agosto, outras bandeiras começaram a aparecer nas ruas.
Contrariando o pedido, os indonésios escolheram a bandeira de cor preta com o símbolo de caveira e dois ossos cruzados, conhecida como Jolly Roger. Desde então, elas são vistas nas ruas, portas de casas, veículos e pinturas em muros e paredes.
A opção simboliza o descontentamento dos indonésios, que criticam um governo que, segundo eles, está cada vez mais centralizado.
Caveira de ‘One Piece’ em episódio que foi ao ar em 2005
Divulgação
A Jolly Roger já é conhecida há séculos e ganhou espaço, também, no mangá “One Piece”, de Eiichiro Oda.
Na animação publicada desde 1997, os piratas erguem a Jolly Rogers como símbolo de liberdade contra seu governo. E quase trinta anos depois, os indonésios usam a mesma animação como referência para dizer que amam o país, mas não concordam completamente com suas políticas.
Alguns representantes do governo afirmam que o manifesto é uma tentativa coordenada de dividir a nação. Alguns, chamam o movimento de traição.
Ainda assim, segundo a BBC, o ministro secretário de Estado Prasetyo Hadi disse que o próprio presidente “não tem objeções” às bandeiras como forma de “expressão criativa”.
Caveira de bandeira que aparece em ‘One Piece’ se tornou símbolo de rebeldia na Indonésia
Reprodução
“No entanto, não devem ser usadas para desafiar ou diminuir o significado da bandeira vermelha e branca. As duas não devem ser posicionadas lado a lado para convidar comparações ou conflitos”, informou seu gabinete.
Com o aumento crescente do uso da Jolly Roger, a polícia de Jacarta afirmou que está “monitorando o uso de bandeiras e símbolos não nacionais que não estejam alinhados ao espírito do nacionalismo, incluindo bandeiras de pirata ou temáticas fictícias”.
Apesar de não existir nenhuma lei que restrinja o uso de bandeiras fictícias, a legislação determina que, caso elas sejam hasteadas, que sejam junto à nacional. E, esta, deve estar sempre em posição superior.
VÍDEO: Relembre a série baseada em ‘One Pice’
Assista ao trailer da série ‘One Piece’
VÍDEO: A bandeira de ‘One Piece’ na Indonésia
Initial plugin text
