spot_img
segunda-feira, agosto 11, 2025
spot_img
HomeEntretenimentoKATSEYE: quem é o 'girl group global' da empresa do BTS que...

KATSEYE: quem é o ‘girl group global’ da empresa do BTS que está subindo nas paradas

-

KATSEYE, girl group global formado por empresa do BTS
Divulgação
O k-pop ficou mundial e, ao que depender das empresas coreanas, agora é o mundo que vai virar k-pop. Prova disso é o KATSEYE, que se define como um girl group global e tem integrantes dos EUA, Coreia do Sul, Suíça e Filipinas — mas com todo o jeitão, investimento e origem da indústria pop coreana.
Aliás, se você imaginasse uma fórmula do sucesso para um girl group, provavelmente seria algo como o KATSEYE. Elas têm músicas e clipes no estilo do k-pop; foram formadas em reality, como o One Direction e Little Mix; são cantoras de diferentes origens, que apelam a diferentes públicos; e emplacaram um hit improvável que conquistou o TikTok. Conheça o KATSEYE:
Grupo de ‘k-pop’ com membros globais
O KATSEYE foi formado entre 2023 e 2024 pelo reality show “Dream Academy”, idealizado pela Hybe (mega empresa de k-pop, responsável pelo BTS) em parceria com a Geffen Records, gravadora norte-americana que lançou Olivia Rodrigo.
Mais de 120 mil garotas, entre 15 e 21 anos, se inscreveram no reality. O programa acompanhou o processo de seleção das integrantes, nos moldes clássicos do k-pop: um processo extenuante de treinamento, com rotinas de dança, canto e performance. As apresentações eram postadas no YouTube e no TikTok, e as garotas “salvas” a cada rodada eram decididas em votação do público.
Além do reality, uma cineasta registrou o lado mais emocional da formação do grupo no documentário “Pop Star Academy: KATSEYE”. Assim, o público já conhecia um pouco do lado pessoal das integrantes, enquanto elas mesmas se entendiam como artistas.
Katseye no documentário ‘Pop Star Academy’
Reprodução/Netflix
Manon, Sophia, Daniela, Lara, Megan e Yoonchae foram as selecionadas pelo reality, anunciadas em novembro de 2023. O grupo marca também a primeira artista indiana (Lara), filipina (Sophia), latina (Daniela) e negra (Manon) a ter um contrato com a Hybe.
“Esta é a primeira vez que um grupo feminino americano vai fazer música pop americana, mas treinado para fazer a coreografia maluca do K-pop”, descreveu Daniela à revista “i-D”.
As artistas também foram estreitando os laços com os fãs à medida que começaram a falar mais sobre suas vidas pessoais. Recentemente, Lara se assumiu publicamente como queer, seguida por Megan, que se assumiu bissexual.
Apesar de já ter alguma atenção, o KATSEYE não emplacou grandes hits em 2024. Foi só em 2025 que a maré virou, e o grupo foi da promessa ao resultado.
‘Gnarly’, Lollapalooza e música de Charli XCX
“Dizem que você pode descrever tudo com uma só palavra”, cantam as integrantes do Katseye em “Gnarly” (palavra propositalmente difícil de traduzir, mas que significa algo como “sinistro”, no bom e no mau sentido).
Lançada em abril, “Gnarly” é estranha, e talvez por isso tenha sido o grande acerto do grupo. Sob um som frenético e metálico estilo hyperpop, as vozes das cantoras aparecem às vezes distorcidas, ou entoam versos que mal fazem sentido.
Na verdade, foi o hit que finalmente alavancou o grupo após quase um ano de tentativas (para um grupo financiado por uma empresa de k-pop, uma eternidade). O vídeo já acumula mais de 63 milhões de visualizações, e a dança virou moda no TikTok.
Katseye no clipe de ‘Gnarly’, hit do grupo em 2025
Reprodução/YouTube
O sucesso de “Gnarly” foi seguido por “Gabriela”, um pop/R&B com influências da música latina. É mais um esforço para mostrar que o grupo incorpora facetas de vários lugares; aliás, fãs acreditam que “Gabriela” já foi gravada e descartada por Anitta há anos. A faixa tem Charli XCX entre as compositoras, e nesta semana, estava entre as 50 músicas mais ouvidas no Spotify Global.
Tudo isso catapultou o grupo ao sucesso rápido e um show bastante comentado no Lollapalooza Chicago. De acordo com a “Rolling Stone” indiana, a apresentação bateu o recorde de público para um show diurno, atraindo uma estimativa de 85 mil pessoas.
O grupo também está prestes a embarcar em uma turnê pela América do Norte em novembro, com ingressos esgotados.
Caso continue nessa crescente, o KATSEYE tem tudo para quebrar mais recordes e chegar a números estratosféricos. É a prova de que as duas maiores indústrias do pop — da Coreia do Sul e dos EUA — têm em mãos a fórmula do sucesso.

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
spot_img

Latest posts