Fábrica de motores da Toyota é destelhada e carro é encontrado capotado após temporal
Redes Sociais
Os trabalhadores da montadora Toyota, de Sorocaba (SP), aprovaram na manhã deste domingo (28) a proposta de layoff apresentada pela empresa. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). Mais de 96% dos trabalhadores votaram a favor da proposta que garante estabilidade no emprego e pagamento integral do PPR.
A fábrica de Sorocaba, assim como a unidade de Indaiatuba, na região de Campinas, foi impactada pelo vendaval que atingiu a fábrica de motores da Toyota, em Porto Feliz, na segunda-feira (22).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Conforme a instituição, a proposta foi aprovada por 96,28% dos votantes. Dos 4.492 trabalhadores aptos a votar, 3.709 participaram da votação. Ainda de acordo com o sindicato, com a aprovação, o acordo entra em vigor já na sequência das férias emergenciais de 20 dias, que terão início em 1º de outubro de 2025.
A partir de 21 de outubro, será implementado o layoff – medida temporária que afeta a jornada e o salário, sem que haja demissões -, com possibilidade de prorrogação mensal por até 150 dias.
Os trabalhadores receberam garantia de que todos os trabalhadores que recebem salário bruto de até R$ 10 mil terão 100% do pagamento líquido preservado durante o período do layoff.
“Mesmo diante das dificuldades, conseguimos assegurar conquistas importantes, como o pagamento integral do PPR e a estabilidade no emprego durante o período do layoff. Esse resultado mostra a confiança da categoria no trabalho do Sindicato e reafirma nosso compromisso com a defesa dos direitos e dos empregos”, diz Leandro Soares, presidente do SMetal.
A fábrica de Sorocaba é responsável por montar os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris. São cerca de 4.500 trabalhadores.
Temporal causou estragos em fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP)
Thiago Ariosi/TV TEM
Relembre o caso
O vendaval atingiu a região de Porto Feliz na segunda-feira (22), causando diversos estragos pelo município, principalmente na região da fábrica.
Segundo a Defesa Civil, a cidade registrou rajadas de vento de até 90 km/h em diferentes pontos. A força do vento arrancou a cobertura e provocou danos.
Ainda conforme a Defesa Civil, Porto Feliz foi atingida por uma microexplosão, quando o vento sai da nuvem de chuva, a cumulonimbus, em alta velocidade, em direção ao solo.
Um vídeo gravado de dentro da fábrica mostra a situação. Alguns funcionários se esconderam dentro das máquinas para se proteger.
Temporal destelha fábrica de motores e carro capotado durante temporal em Porto Feliz
Confira outros destaques do g1:
Dia Nacional do Rádio: acervo de colecionador do interior de SP ajuda a preservar a memória do veículo
Aluno de escola pública de Ibitinga conquista 1º lugar em programa de intercâmbio e vai estudar no Reino Unido
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
