Tufão Bualoi atinge o Vietnã e deixa mortos e feridos
O tufão Bualoi atingiu a costa do Vietnã nesta segunda-feira, matando oito pessoas e deixando outras 17 desaparecidas, enquanto ventos fortes e chuvas danificaram casas, cortaram a energia elétrica e alagaram estradas, antes de a tempestade perder parte de sua força ao se dirigir para o Laos.
O Bualoi percorreu a costa norte-central do país antes de tocar terra na manhã de segunda-feira, provocando ondas de até oito metros de altura, informou a agência meteorológica nacional.
Dezessete pescadores estão desaparecidos depois que ondas gigantes atingiram dois barcos de pesca ao largo da província de Quang Tri, enquanto outro barco perdeu contato durante a tempestade, disse a agência governamental de gestão de desastres.
“Fiquei acordado a noite inteira com medo de que a porta fosse arrancada pelos ventos fortes”, disse Ho Van Quynh, da província de Nghe An. Vizinhos contaram que passaram a noite tentando proteger suas casas enquanto a energia do prédio de apartamentos foi cortada.
“Já testemunhei muitas tempestades, e esta é uma das mais fortes”, afirmou Nguyen Tuan Vinh, de 45 anos.
Ventos fortes mataram oito pessoas e feriram outras sete na província de Ninh Binh, informou a Agência de Notícias do Vietnã.
Uma pessoa morreu após ser arrastada pelas águas da enchente na cidade de Hue, e outra foi morta pela queda de uma árvore na província de Thanh Hoa, segundo a agência de gestão de desastres.
O tufão avançava sobre a província de Nghe An em direção ao Laos, com ventos máximos enfraquecidos a 74 km/h, contra 117 km/h quando tocou terra, informou a agência meteorológica.
Até agora, o Bualoi danificou 245 casas, inundou quase 1.400 hectares de arroz e outras plantações e cortou o acesso a várias áreas, disse a agência de gestão de desastres em um relatório.
Nenhum grande dano a propriedades industriais foi mencionado no relatório, embora haja algumas fábricas de grande porte no caminho do Bualoi ou nas proximidades, incluindo unidades da Foxconn, Luxshare, Formosa Plastics e Vinfast.
Antes da chegada do tufão, o governo havia evacuado mais de 28.500 pessoas, enquanto centenas de voos foram cancelados ou atrasados devido ao fechamento de quatro aeroportos em províncias centrais.
O ciclone desencadeou fortes chuvas em grande parte do Vietnã desde sábado, e as autoridades alertaram para o risco de enchentes severas e deslizamentos de terra.
A previsão era de que a chuva em várias partes do país chegasse a 500 milímetros entre a noite de domingo e a terça-feira, segundo a agência meteorológica. Com uma longa costa voltada para o Mar da China Meridional, o Vietnã é propenso a tufões que muitas vezes se formam a leste das Filipinas, onde pelo menos 10 pessoas morreram após a passagem do Bualoi na semana passada.
Um homem caminha em uma rua alagada após o tufão Bualoi atingir a província de Nghe An, no Vietnã, em 29 de setembro de 2025.
REUTERS/Thinh Nguyen
