spot_img
domingo, outubro 12, 2025
spot_img
HomeMundoReféns israelenses podem ser libertados 'a qualquer momento', diz vice-presidente dos EUA

Reféns israelenses podem ser libertados ‘a qualquer momento’, diz vice-presidente dos EUA

-


Governo de Israel aprova plano de paz americano
O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, disse neste domingo (12) que os reféns israelenses poderiam ser libertados de Gaza “a qualquer momento”.
“Deve ser a qualquer momento”, disse o vice-presidente ao programa “Meet the Press”, da NBC News, quando questionado sobre quando a libertação dos reféns pelo movimento palestino Hamas poderia ocorrer.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
“Esperamos vê-los vivos aqui nas próximas 24 horas, provavelmente amanhã de manhã cedo, horário dos EUA, o que será mais tarde naquele dia, é claro, em Israel”, acrescentou ele posteriormente no programa “This Week”, da ABC.
Questionado no programa “Face the Nation”, da CBS, se Washington está comprometido em continuar pressionando para estabilizar o Oriente Médio, Vance respondeu: “Isso exigirá influência e pressão constantes do presidente dos Estados Unidos para baixo”.
Em uma série de entrevistas dominicais, Vance também enfatizou que os 200 soldados americanos destacados em Israel terão a missão de monitorar o cessar-fogo em Gaza e esclareceu que eles nunca tiveram a intenção de servir em qualquer tipo de função de combate.
Vance reiterou que nenhuma tropa americana será mobilizada no território palestino.
“Isso vai desde garantir que as tropas israelenses estejam na linha acordada, garantir que o Hamas não ataque israelenses inocentes, até fazer todo o possível para garantir que a paz que criamos seja mantida e perdure”, disse Vance à ABC. “Mas a ideia de ter tropas em Gaza, em Israel, não é a nossa intenção, não é o nosso plano”.
Troca de reféns e prisioneiros
O acordo de paz em Gaza depende de ambas as partes honrarem o compromisso assumido de trocar reféns israelenses sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 por palestinos detidos em prisões israelenses.
Serão 48 reféns israelenses (20 vivos e 28 falecidos) em troca de 250 prisioneiros palestinos e 1.700 habitantes de Gaza detidos por Israel desde o início da guerra.
O Hamas afirmou que libertará os reféns israelenses na segunda-feira pela manhã, antes do prazo, que se encerra ao meio-dia (6h em Brasília), conforme os termos do acordo de cessar-fogo proposto por Trump.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que espera que seu país possa celebrar um “dia de alegria nacional” na noite de segunda-feira, assim que os reféns vivos e falecidos em cativeiro sejam devolvidos.
O vice-presidente norte-americano JD Vance durante reunião em Paris
REUTERS/Leah Millis

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
spot_img

Latest posts