Ferrugem (à esquerda) e Péricles estreiam turnê conjunta, ‘As vozes’, no Recife (PE) em março
Rodolfo Magalhães
♫ ANÁLISE
♬ É sintomático que, dias após a estreia nacional da turnê em que Ivete Sangalo cai no samba, Clareou, tenha sido feito hoje, 29 de outubro, o anúncio de mais uma grande turnê pelo Brasil calcada no gênero. Desta vez, quem comunica a novidade são Ferrugem e Péricles, dois cantores de pagode reconhecidos pela potência vocal, sobretudo Péricles, apontado com razão como um dos maiores cantores do Brasil no século XXI.
A realização da turnê conjunta As vozes – programada para rodar o Brasil em 2026 em rota iniciada por Recife (PE) em 21 de março – reforça tendência de grandes shows de pagode. Não o pagode mais tradicional da geração Fundo de Quintal, mas o pagode mais pop e miscigenado da atualidade.
O gênero se fortaleceu muito em cena nos últimos anos. Ludmilla arrastou multidões pelo Brasil com os shows do projeto Numanice. Thiaguinho se consagrou como um cantor de massa com as apresentações do projeto Tardezinha. O grupo Sorriso Maroto lota estádios. O próprio Péricles já vinha lotando grandes casas de shows com o Pagode do Pericão.
Atentos aos sinais de que o samba é cada vez mais pop, Ferrugem e Péricles reforçam forças e vozes em turnê que, após a estreia nacional no Recife (PE), seguirá por capitais como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Belém (PA) e Curitiba (PR). Estão previstas inclusive apresentações da turnê As vozes na Europa e na África (precisamente em Angola e Moçambique).
Para reforçar a ação de marketing, Ferrugem e Péricles lançam amanhã, 30 de outubro, single com a gravação de Foguete, uma das músicas inéditas gravadas pelos dois cantores e previstas no roteiro do show As vozes. A intenção é que o single Foguete ajude a turnê a decolar.
Show que reunirá Ferrugem e Péricles em 2026 reforça tendência de grandes turnês nacionais calcadas no pagode
-


