spot_img
segunda-feira, novembro 10, 2025
spot_img
HomeEntretenimentoGabriel O Pensador saboreia redenção ao confirmar Mano Brown e MV Bill...

Gabriel O Pensador saboreia redenção ao confirmar Mano Brown e MV Bill em gravação de show no Rio em dezembro

-

Mano Brown (à esquerda) é um dos convidados da gravação do show ‘Acustico 33’, de Gabriel O Pensador
Reprodução / Facebook Gabriel O Pensador
♫ ANÁLISE
♬ As presenças de Mano Brown e MV Bill entre os convidados de Gabriel O Pensador na gravação audiovisual do show Acústico 33 – programada para 3 de dezembro na Fundição Progresso, no Centro do Rio de Janeiro (RJ) – simbolizam espécie de redenção para o rapper carioca. Como se o tempo fizesse justiça ao rap consciente do Pensador.
É que, quando Gabriel O Pensador surgiu em 1992 com o hit radiofônico Tô feliz (Matei o presidente), o movimento hip hop já era forte em São Paulo (SP), cidade onde o grupo Racionais MC’s já fazia a cabeça da juventude pobre das periferias em movimento que propagava orgulho negro e escancarava a realidade social na batida do rap e com a voz engajada de Mano Brown.
No Rio de Janeiro (RJ), cidade natal de Gabriel Contino, a chapa também estava quente, mas o rap carioca ainda estava restrito aos guetos, de onde irrompeu em 1993 MV Bill, cria da Cidade de Deus, bairro marginalizado pelo alto índice de violência.
Diante desse cenário, Gabriel O Pensador foi muitas vezes retratado como o playboy branco e bem-nascido que adotara o rap como um trampolim para a fama. Até porque, enquanto o grupo Racionais MC’s construía discografia à margem do mercado fonográfico, o Pensador foi logo contratado por gravadora multinacional, a Sony Music, que investiu na carreira do rapper com grandes verbas de marketing.
Tanto que, em 1993, Gabriel O Pensador era o rapper mais midiático do Brasil com um primeiro álbum que tinha o DJ Memê entre os produtores musicais e que estourou de cara um rap de cepa pop, Lôraburra.
Ainda não havia o tribunal inclemente das redes sociais, mas Gabriel O Pensador sofreu preconceito, mesmo mostrando aguçada visão das questões sociais do Brasil.
Não, o Pensador nunca foi um alienado, mas, verdade seja dita, também dançou conforme a música da indústria pop, dialogando com nomes com Lulu Santos e o grupo Cidade Negra, entre outras ações de marketing promovidas por grandes gravadoras.
Lulu e Cidade Negra, aliás, são dois nomes também já confirmados na gravação ao vivo do show Acústico 33 em time que também inclui o cantor Armandinho.
Enfim, alheio às críticas (algumas injustas, outras procedentes), Gabriel O Pensador seguiu o próprio caminho, entre altos e baixos na trajetória fonográfica. Caminho que ora se encontra com os de Mano Brown e MV Bill na gravação do álbum acústico do Pensador.
Se estivesse sob julgamento no tribunal das redes sociais, as simples presenças avalizadoras de Mano Brown e MV Bill já bastariam para garantir a absolvição de Gabriel O Pensador no universo do hip hop.
MV Bill (à esquerda) também tem presença confirmada na gravação do show ‘Acustico 33’, de Gabriel O Pensador
Reprodução / Facebook Gabriel O Pensador

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
22,700SubscribersSubscribe
spot_img

Latest posts