Alexandre Nero e Thomas Aquino em ‘Guerreiros do Sol’
Reprodução
“Guerreiros do Sol”, dos Estúdios Globo e do Globoplay, foi indicada na categoria “Soap or Telenovela” do Rose d’Or Awards 2025, premiação internacional dedicada a conteúdos audiovisuais e de áudio. A novela narra disputas de poder entre cangaceiros e coronéis durante as décadas de 1920 e 1930.
A cerimônia de premiação está marcada para 1º de dezembro de 2025 em Londres e são 78 finalistas de 15 países. Os concorrentes de “Guerreiros do Sol” são:
“Crystal Wall” (Alemanha) – drama romântico e policial sobre uma jovem lutadora de MMA
“EastEnders” (Reino Unido) – drama sobre moradores do bairro de East End em Londres
“Eshref Ruya” (Turquia) – trama sobre líder de organização criminosa que reencontra o amor da infância, uma instrumentista idealista
“Life Happens”” (Bélgica) – luta de uma grande família em uma rotina caótica que envolve vício em jogos e ambições profissionais
“Valle Salvaje” (Espanha) – melodrama ambientado em 1973 sobre uma jovem destinada a casamento arranjado na alta sociedade espanhola
O maior prêmio do evento, o Golden Rose, será concedido à série britânica “Adolescência”. Segundo a organização, a escolha foi devido “ao reconhecimento ao seu impacto emocional e cultural”.
Qual a trama de ‘Guerreiros do Sol’?
Thomás Aquino fala do cangaço de ‘Guerreiros do Sol’
“Guerreiros do Sol” é uma ficção inspirada em histórias reais. Ambientada no sertão nordestino, a trama narra disputas de poder entre cangaceiros e coronéis durante as décadas de 1920 e 1930. São cenas de um Brasil que, mesmo um século depois, mantém brutais injustiças, disse o protagonista Thomás Aquino ao g1.
Em “Guerreiros do Sol”, o ator faz o papel de Josué — seu “primeiro grande protagonista”, como ele gosta de pontuar. O personagem é inspirado em Lampião, o mais famoso dos cangaceiros. Figura controversa, Lampião é popularmente visto como símbolo da resistência nordestina e, ao mesmo tempo, bandido cruel. Uma dualidade que também está em Josué.
“Guerreiros do Sol” se desenvolve a partir da paixão de Josué por Rosa (Isadora Cruz), mulher também desejada pelo coronel Elói (José de Abreu) — ela é inspirada em Maria Bonita, esposa de Lampião. Para se livrar do concorrente, Elói arruína a família do Josué, e ele decide responder com vingança, entrando para o cangaço, no bando liderado por Miguel Ignácio (Alexandre Nero).


