
Batalha de rima entre professora e aluna de 10 anos em escola pública do DF viraliza
Um vídeo que mostra uma batalha de rima entre uma professora e uma aluna de 10 anos na Escola Classe Vila Nova em São Sebastião, no Distrito Federal, viralizou nas redes sociais.
A disputa, marcada pela desenvoltura e pela rapidez nas respostas da estudante Luísa Magalhães, chamou a atenção na internet.
No começo do vídeo (veja acima), antes de começar a rimar, Luísa diz ser “braba”. E logo, comprova ao trocar rimas com a professora Ana Paula Fonseca.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
A “apresentação” faz parte do projeto Groove Online, que utiliza a música para abordar temas como o combate às drogas e ao bullying, a promoção da saúde mental e a valorização da vida em colégios da rede pública do Distrito Federal.
O projeto já visitou pelo menos 80 escolas do DF em 2025 e tem outras 50 agendadas para 2026. A ideia é usar uma linguagem artística e próxima dos jovens para engajá-los em temas sensíveis.
A gravação mostra a professora Ana Paula Fonseca desafiando a aluna Luísa em uma troca de versos improvisados. A estudante, com confiança, responde às investidas da docente, arrancando elogios e aplausos de outros alunos que assistiam à cena.
Luísa Magalhães, de 10 anos, faz batalha de rima em escola pública do DF; vídeo viralizou na web
Reprodução
“Os alunos têm a oportunidade de se expressar, o projeto aumenta a autoestima deles, a confiança. A linguagem deles melhora, porque tem esse jogo de palavras e a valorização da cultura”, enumera a diretora da Escola Classe VIla Nova, Gisele Mendes.
“Eu fiquei surpresa com o vídeo viralizando, não esperava. Porque foi só um momento de descontração, uma brincadeira”, afirma Gisele.
O projeto Groove Online
O Projeto Groove Online Prevenção se define como uma iniciativa sociocultural e educativa que tem a arte como ferramenta principal de transformação social.
Seu foco é a prevenção de drogas, violência e bullying, trabalhando diretamente com crianças e adolescentes, principalmente em escolas públicas.
A metodologia combina música, teatro, palestras interativas e as famosas batalhas de rima para promover conscientização, autoestima, disciplina e senso de propósito. O objetivo é abordar assuntos complexos de forma acessível e positiva.
“É a arte como forma de transformação social. Foi somente a porta de entrada para que possamos enriquecer, ainda mais, no próximo ano”, diz Gisele Mendes.
Projeto leva ioga, música e pintura às escolas públicas do DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Batalha de rima entre professora e aluna de 10 anos em escola pública do DF viraliza; veja VÍDEO
-


