spot_img
quarta-feira, dezembro 24, 2025
spot_img
HomeMundoComer frango frito; assistir ao 'Pato Donald'; ir ao cemitério: as tradições...

Comer frango frito; assistir ao ‘Pato Donald’; ir ao cemitério: as tradições curiosas de Natal ao redor do mundo

-


Comer frango frito; assistir ao ‘Pato Donald’; ir ao cemitério: as tradições curiosas de Natal ao redor do mundo
Reprodução/Disney/KFC/Caganer.com
Em muitos países, a véspera e o dia de Natal são celebrados de formas que fogem das tradições mais conhecidas, como a ceia em família ou a troca de presentes.
No Japão, é comum que as famílias comam frango frito na ceia, enquanto, na Finlândia, a data é marcada por visitas ao cemitério. Já na Suécia, assistir ao “Pato Donald” na TV, sempre às 15h do dia 24 de dezembro, é parte essencial da celebração.
A seguir, o g1 mostra como outros países comemoram o Natal de maneira curiosa.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Suécia: assistir ao ‘Pato Donald’
Pato Donald faz 90 anos
Reprodução/TV Globo
Apesar de não ter relação direta com a Suécia, o personagem “Pato Donald” é uma figura natalina de destaque no país escandinavo. Desde 1959, milhões de suecos assistem às suas aventuras na televisão antes das celebrações de Natal.
Todos os anos, em 24 de dezembro, às 15h, as famílias se reúnem para assistir ao desenho, segundo a emissora alemã Deutsche Welle (DW).
“É uma tradição muito ligada ao Natal. Os suecos assistem ao programa em família, conhecem quase de memória os diálogos e as crianças sonham em abrir os presentes depois. Todas as tentativas de pôr fim à transmissão de Kalle Ankas [Pato Donald, em sueco] provocaram uma onda de protestos”, disse a sueca Jacqueline Erèze à agência AFP, em 2008.
Espanha: presépio com ‘caganer’
Caganers representando políticos europeus
Albert Gea/Reuters
Tradição anual de Natal na Catalunha, na Espanha, os presépios da região incluem, além das figuras tradicionais como o Menino Jesus, Maria e José, o caganer, um pequeno boneco agachado, com as calças arriadas, defecando.
Em uma sociedade de tradição agrícola, ele é associado à fertilidade e à prosperidade. Originalmente, os bonecos representavam um camponês catalão agachado em seu campo, uma tradição que remonta ao século XVIII.
Com o tempo, a prática passou a incluir versões do caganer inspiradas em celebridades e figuras públicas, inseridas nos cenários dos presépios. Em 2013, por exemplo, foram criados bonecos do papa Francisco, dos jogadores Neymar e Messi e até da ex-presidente Dilma Rousseff.
Finlândia: ida ao cemitério
Aurora boreal registrada na Finlândia, em outubro de 2023
Marco Brotto/arquivo pessoal
Na Finlândia, é comum que as pessoas vão ao cemitério no dia 24 de dezembro para acender velas em homenagem a familiares que já morreram, segundo a BBC.
Nessa data, os cemitérios costumam ficar cheios, embora o costume seja visto pelos finlandeses como um momento de recolhimento e paz.
A cena é marcada por túmulos cobertos de neve e iluminados por centenas de velas. De acordo com a BBC, que cita o portal This is Finland, ao menos 75% dos lares finlandeses participam da tradição.
Japão: comer frango frito
Frango frito sem e com o molho de pimenta
Mariane Rossi/G1
Celebrar o Natal não é uma tradição no Japão, e menos de 1% da população japonesa se identifica como cristã, segundo a DW.
Ainda assim, em 1974, a rede de fast-food Kentucky Fried Chicken (KFC) lançou a campanha de marketing “Kentucky for Christmas”. A partir daí, o frango frito da marca (e também de outros restaurantes) passou a se tornar presença frequente na noite de Natal no país.
Segundo a BBC, quase 4 milhões de famílias japonesas hoje seguem essa tradição. De acordo com a emissora britânica, a demanda pelo frango frito é tão alta que o recomendado é fazer a encomenda com semanas de antecedência.
Venezuela: patinação até a igreja
Patins elétricos da Atmos Gear
John Locher/AP
Na Venezuela, é comum ver moradores colocando patins para ir até a igreja acompanhar a missa da meia-noite que celebra o nascimento de Cristo, de acordo com a DW.
A BBC relata que, no dia 24 de dezembro, as crianças costumam dormir cedo para estarem prontas para o culto ao amanhecer.
“É um ritual querido que transforma um momento solene em algo leve e comunitário, com vizinhos deslizando lado a lado pelas ruas silenciosas”, afirma a emissora britânica.
Os cultos também costumam ser alegres e animados, com sinos e fogos de artifício.
Natal pelo mundo: conheça os mercados de Natal em destaque este ano
As luzes de Natal de São Paulo

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
spot_img

Latest posts