EUA divulgam imagens de manobras militares perto do Irã; veja
Os Estados Unidos realizaram manobras militares perto da costa do Irã, anunciou nesta quinta-feira (5) o Comando Central das Forças Armadas norte-americanas.
Caças decolaram do Abraham Lincoln, porta-aviões com propulsão nuclear que é um dos maiores do mundo e parte da frota que o presidente dos EUA, Donald Trump, enviou para serem posicionados em frente ao território iraniano.
Os exercícios, ainda de acordo com o Comando Central dos EUA, ocorreram em 30 de janeiro no Mar da Arábia, onde a frota está atualmente, mas foram divulgados apenas nesta quinta.
Initial plugin text
👉 Há duas semanas, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou ter enviado uma fragata para a costa do Irã, em meio a tensões entre os dois países por conta de um acordo de não proliferação de armas nucleares. Trump tem pressionado Teerã para assinar o acordo.
O grande impasse, no entanto, ocorre porque o Irã discorda de um dos pontos do texto, que exige o fim do enriquecimento de urânio, necessário para construir armas nucleares. O Irã afirma que utiliza o recurso apenas para fins civis.
Diante disso, o norte-americano começou a falar da possibilidade de atacar o território iraniano, renovando a ameaça que ele fez durante a onda de protestos de iranianos, reprimidos com violência pelas forças de segurança — ONGs falam em até 6 mil mortos.
EUA e Irã já tiveram um acordo de não proliferação de armas nucleares, assinado pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama. O próprio Trump, no entanto, se retirou desse acordo em 2018, em sua primeira gestão na Casa Branca, em retaliação ao Irã. Na ocasião, ele acusou o governo iraniano de financiar grupos terroristas.
Veja os vídeos que estão em alta no g1


