SUV compacto é um dos poucos carros esportivos em sua faixa de preço, de R$ 157.990. Motor de 185 cv de potência é o mesmo do irmão Fastback e supera o desempenho do SUV da Volkswagen em mais de 35 cv. Fiat Pulse Abarth 2026
divulgação/Fiat
Poucas semanas após apresentar a versão atualizada do Pulse, com teto solar panorâmico, a Fiat lança agora a versão esportiva de seu SUV compacto: o Pulse Abarth.
O carro está exposto no estande da marca durante o Festival Interlagos, que ocorre no autódromo de São Paulo entre os dias 12 e 15 de junho. No evento, o público poderá pilotar, assistir a competições, conferir lançamentos de grandes marcas e visitar exposições.
O novo modelo chega ao Brasil por R$ 157.990, e poucas alterações diferenciam o Pulse Abarth 2024 da versão 2026.
No exterior, dois elementos chamam a atenção:
A linha vermelha que antes atravessava todo o para-choque agora está restrita às entradas de ar laterais, além de presente em pequenos apliques dentro da grade de entrada de ar;
O tradicional escorpião da marca dá lugar à inscrição “Abarth”.
Além dessas alterações, os faróis de neblina ganharam mais destaque, e as rodas passaram de 17 para 18 polegadas, mantendo o acabamento preto da geração anterior.
Fiat Pulse Abarth 2026
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O modelo segue equipado com o motor 1.3 T270 Turbo Flex, também utilizado em outros veículos da Stellantis, como Jeep Renegade, Compass, Commander, além da Fiat Toro, Fastback Abarth.
A potência é de 185 cv, e o torque alcança 27,53 kgfm. O conjunto está acoplado a um câmbio automático de seis marchas. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge velocidade máxima de 215 km/h.
O Volkswagen Nivus GTS, principal concorrente nesse segmento de SUVs esportivos, entrega 150 cv com seu motor 1.4 TSI turbo.
No interior, o novo Pulse Abarth oferece os seguintes itens de série:
Painel digital de sete polegadas;
Central multimídia de 10,1 polegadas com GPS integrado;
Espelhamento de celular via Android Auto e Apple Carplay sem fios;
Monitoramento de pressão dos pneus;
Quatro airbags;
Frenagem autônoma de emergência;
Alerta de permanência em faixa;
Farol alto automático;
Direção elétrica;
Chave presencial;
Banco do motorista com ajustes elétricos;
Piloto automático;
Retrovisor interno eletrocrômico;
Teto solar panorâmico;
Carregador de celular por indução.
Fiat Pulse Abarth 2026 por dentro
Como anda o novo Pulse Abarth
O g1 colocou o novo Pulse Abarth em um ambiente onde ele promete ganhar mais destaque: na pista do Autódromo de Interlagos, local seguro para ver o SUV compacto em seus limites.
Um dos diferenciais do Pulse Abarth para a versão “normal” do SUV compacto é a troca do botão que ativa o modo esportivo por um chamado “Poison”. Com ele pressionado, o carro não só ganha mais ar e força, como também aumenta o ronco do escapamento duplo.
Fez diferença. A partir de uma direção já arisca, o Pulse Abarth passou a reduzir o tempo de resposta nas curvas, além de diminuir a reação do SUV ao pisar fundo no acelerador. Ele também aumentou o tempo dentro de cada marcha no câmbio automático.
Com isso, a força do T270 apareceu de peito cheio em retomadas fortes, especialmente após a curva mais fechada do Bico de Pato no autódromo. Também foi possível sentir o vigor extra no S do Senna.
A suspensão mais “dura” nesta versão, bem como os freios recalibrados para melhor resposta, auxiliaram no toque esportivo, mas a presença de tambor e não de disco nas rodas traseiras limitou um pouco do limite nas frenagens.
Fez falta? Um pouco, especialmente em um autódromo de velocidades que puderam ultrapassar os 190 km/h na subida e reta dos boxes, que exigem maior desaceleração logo ao se aproximar do S do Senna.
Desligado o modo “Poison”, é clara a sensação de que o motor perdeu a pimenta. Neste momento, o SUV tem um rendimento esperado para um carro urbano, com respostas mais vagarosas dos pedais. Tudo bem, o objetivo agora é andar na cidade e a rua não é um autódromo.
Em todos os momentos, o Pulse Abarth foi mais esportivo que o Nivus GTS. O SUV compacto da Fiat foi mais rápido, forte, arisco, respondeu melhor aos toques no acelerador e os ajustes na suspensão foram mais acertados.
O Nivus só supera o Pulse Abarth em um aspecto: o carro da Volks tem freio a disco nas quatro rodas.
Stellantis investe R$ 30 bilhões no Brasil
O lançamento do Pulse Abarth faz parte de um aporte de R$ 30 bilhões anunciado em março do ano passado pela Stellantis, grupo que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e RAM.
Este valor é voltado para suas fábricas no Brasil entre 2025 e 2030, o maior valor já investido na indústria automobilística brasileira.
Com o investimento, serão lançados, pelo menos, 40 novos produtos, além do desenvolvimento de tecnologias de descarbonização dos veículos produzidos pela companhia.
Já está definido, porém, qual será o principal destino dos valores: o desenvolvimento de tecnologia bio-hybrid — modelo que combina a eletrificação com motores flex movidos a etanol.
Segundo Carlos Tavares, diretor-executivo da Stellantis, a empresa mira sobretudo clientes brasileiros de classe média, seu principal público consumidor, buscando oferecer uma “mobilidade segura, limpa e acessível”.
Ele explica que os carros 100% elétricos ainda não são o coração dos investimentos da empresa no país, uma vez que a tecnologia ainda é muito custosa para a maior parte do público.
“Qual é a tecnologia mais limpa que podemos colocar no mercado por um valor que a classe média possa pagar?”, comenta Tavares, explicando a escolha pelos carros híbridos movidos a etanol como o foco da atuação.
Conheça o Pulse 2026
