Agricultores investem em câmeras
TV TEM/Reprodução
Entre janeiro e julho de 2025, as áreas rurais de São José do Rio Preto (SP) e Fernandópolis (SP) registraram mais de 500 ocorrências de furtos e roubos, segundo a Polícia Ambiental. O número representa um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na tentativa de evitar crimes, propriedades da região têm investido em monitoramento. Em Monte Aprazível (SP), câmeras instaladas na entrada, nas baias e em frente ao escritório de uma fazenda mostram, em tempo real, a rotina do local. O sistema pode ser acessado pela TV, computador e até pelo celular.
O agropecuarista Marcos Gemano afirma que nunca houve registros de ocorrências na propriedade, mas decidiu reforçar a segurança. Os dados da Polícia Ambiental mostram que os casos variam entre furtos de pequenos objetos, animais e maquinários.
O produtor de cana Túlio Miguel de Abreu conta que, em uma mesma madrugada, teve dois tratores levados. Depois do prejuízo, ele passou a mudar a rotina de armazenamento das máquinas. Como as terras são arrendadas, usa barracões de vizinhos durante a noite.
Na base da Polícia Ambiental, um mapa indica os locais com maior número de ocorrências e orienta o patrulhamento. Segundo o capitão Emerson Mioranci, a área de cobertura da polícia é ampla, e o novo projeto de Vizinhança Solidária Rural deve contribuir para aumentar a prevenção.
Veja a reportagem exibida no programa em 28/09/2025:
Furtos e roubos tiram a tranquilidade na zona rural
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
