spot_img
quinta-feira, janeiro 8, 2026
spot_img
HomeMundoGoverno dos EUA posta bandeira pré-Guerra Civil em meio a críticas de...

Governo dos EUA posta bandeira pré-Guerra Civil em meio a críticas de líderes europeus

-


Bandeira publicada pela Secretaria do Trabalho dos EUA.
Reprodução/X
Em meio a críticas de líderes europeus contra a política externa do governo de Donald Trump, o perfil no X da Secretaria de Trabalho dos Estados Unidos publicou uma bandeira do país que remete a uma versão antes da Guerra Civil americana.
A imagem divulgada é conhecida como bandeira de Betsy Ross, uma das primeiras versões do símbolo nacional dos EUA. Ela traz 13 estrelas brancas dispostas em círculo sobre um fundo azul, em referência às 13 colônias originais que deram origem ao país no século XVIII.
LEIA TAMBÉM:
Presidente da França acusa EUA de desrespeitar normas internacionais e diz que país está ‘se distanciando de aliados’
Falas de Trump sobre a Groenlândia já abalam Otan, mesmo que ataque militar não aconteça, dizem especialistas
A publicação foi acompanhada da frase: “O patriotismo vai prevalecer. América em primeiro lugar. Sempre.”
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A expressão “America First” é um dos principais slogans associados ao movimento político liderado por Trump, o MAGA, e costuma ser usada para defender a priorização dos interesses americanos em relação à cooperação internacional.
Embora a bandeira de Betsy Ross tenha origem histórica e esteja associada à Revolução Americana, o símbolo tem sido reapropriado nos últimos anos por grupos conservadores e nacionalistas.
A postagem ocorre em um momento de tensão diplomática entre os Estados Unidos e países europeus, cujos líderes vêm criticando publicamente decisões recentes da política externa americana.
Nesta quinta-feira, o presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que os Estados Unidos estão “desrespeitando as normas internacionais” e “se distanciando progressivamente” de alguns aliados, em um contexto diplomático de crescente “agressividade neocolonial”.
“Os Estados Unidos são uma potência consolidada, mas estão se distanciando progressivamente de alguns de seus aliados e desrespeitando as normas internacionais que ainda promoviam até recentemente”, declarou.
Macron fez essas declarações durante seu tradicional discurso aos embaixadores franceses em todo o mundo, que este ano ocorre após o ataque dos EUA e a captura de Nicolás Maduro na Venezuela, além de suas ameaças de anexação da Groenlândia.
“As instituições multilaterais funcionam de forma cada vez pior. Estamos evoluindo para um mundo de grandes potências com uma verdadeira tentação de dividir o mundo”, acrescentou o presidente francês, que disse “rejeitar o novo colonialismo, o novo imperialismo”.

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
spot_img

Latest posts