spot_img
quinta-feira, julho 31, 2025
spot_img
HomeEconomiaIsenção de tarifas de Trump abrange 43% das exportações brasileiras, afirma Amcham

Isenção de tarifas de Trump abrange 43% das exportações brasileiras, afirma Amcham

-


O decreto assinado por Donald Trump nesta quarta-feira (30) que impõe uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras deixou de fora 694 produtos. Segundo cálculo da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), os itens protegidos da nova tarifa representam US$ 18,4 bilhões em exportações do Brasil aos EUA em 2024. O valor corresponde a 43,4% do total de US$ 42,3 bilhões exportados pelo Brasil para os EUA, de acordo com a análise da entidade.
A Amcham afirma que a exclusão desses itens atenua parte dos efeitos do tarifaço, mas mantém impacto relevante sobre a competitividade de setores estratégicos da economia brasileira.
“Produtos que ficaram de fora da lista continuam sujeitos ao aumento tarifário, o que compromete a competitividade de empresas brasileiras e, potencialmente, cadeias globais de valor”, diz o comunicado da entidade.
O que está fora da tarifa
A lista de exceções, incluída no anexo da ordem executiva assinada por Trump, abrange setores estratégicos. Entre os principais produtos isentos da nova alíquota estão:
Aeronaves civis e peças;
Veículos de passageiros e caminhões leves;
Suco e polpa de laranja;
Petróleo, carvão, gás natural e derivados;
Celulose, ferro-gusa, fertilizantes e metais industriais;
Smartphones, eletrônicos e bens pessoais;
Produtos agrícolas como castanha-do-brasil e madeira tropical;
Donativos, livros, obras de arte e material jornalístico.
No caso das aeronaves, a Embraer foi a maior beneficiada. Os americanos são responsáveis por 45% das vendas de jatos comerciais e 70% das de jatos executivos da fabricante brasileira. As ações da empresa dispararam 10% com a entrada do setor aeronáutico entre as exceções.

O que será tarifado
O que é ordem executiva, instrumento usado por Trump para impor tarifa ao Brasil
A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos deve atingir em cheio alguns dos principais setores exportadores do Brasil.
Entre os não isentos, estão alguns dos produtos mais vendidos pelo Brasil aos Estados Unidos, como:
Café;
Carne bovina;
Frutas;
Máquinas agrícolas e industriais;
Móveis;
Têxteis;
Calçados.
Tarifa de 50% e cancelamento de vistos
Trump assina decreto e oficializa tarifaço de 50% contra o Brasil
A imposição da nova tarifa foi formalizada por Trump por meio de uma ordem executiva e de uma declaração de emergência nacional. O documento acusa o Brasil de representar uma ameaça à segurança nacional, à economia e à política externa dos EUA.
A ordem também menciona diretamente o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de censurar empresas americanas e perseguir críticos do governo. O caso do blogueiro Paulo Figueiredo, que reside nos EUA e responde a processo no Brasil, é citado como exemplo.
Além da tarifa, Trump determinou a revogação dos vistos de Moraes, de outros ministros do STF e de seus familiares, medida que passou a fazer parte oficial do pacote de retaliação dos EUA.

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
22,500SubscribersSubscribe
spot_img

Latest posts