spot_img
terça-feira, janeiro 20, 2026
spot_img
HomeEducaçãoMedicina tem 7 das 10 maiores notas de corte parciais no primeiro...

Medicina tem 7 das 10 maiores notas de corte parciais no primeiro dia de Sisu 2026; confira a lista

-


g1 em 1 Minuto: Como utilizar a nota do Enem para estudar no Brasil ou no exterior
Das 10 maiores notas de corte parciais do primeiro dia de inscrições do Sisu 2026, 7 são de cursos de Medicina. A informação foi levantada pelo g1 nesta terça-feira (20) após a primeira atualização das notas de cortes do programa.
🎓 Sisu significa Sistema de Seleção Unificada, e é o programa do governo federal que seleciona alunos para universidades públicas por meio de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para a edição de 2026 começaram na segunda-feira (19) e vão até 23 de janeiro.
🌡️ A nota de corte é a menor pontuação necessária para que o candidato fique na concorrência por uma das vagas disponíveis naquele determinado curso. Ela é atualizada diariamente durante o período de inscrição, podendo aumentar ou diminuir ao longo dos dias (entenda mais abaixo.) A primeira atualização foi disponibilizada às 6h desta terça.
Inscrições do Sisu começam nesta segunda-feira (19)
Reprodução/Sisu
Além de cursos de Medicina, estão entre as maiores notas dois cursos de Inteligência Artificial e um curso de Engenharia Aeronáutica. Confira o top 10 abaixo:

Vale lembrar que os cursos podem ter tipos de vagas diversos com notas de corte diferentes entre si. Vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas (PPI) podem ter uma nota de corte diferente das vagas para pessoa com deficiência (PcD) ou ampla concorrência.
No caso de Medicina na Unilab, que está com a maior nota de corte nesta terça na ampla concorrência, há uma vaga reservada para quilombola cuja nota de corte é 683,94 também nesta terça — uma diferença de quase 200 pontos.
No entanto, as notas podem mudar em qualquer categoria, a depender da movimentação dos candidatos ao longo do dia, o que pode fazer a nota de corte aumentar ou diminuir. Isso acontece porque as notas são definidas a partir dos candidatos que se inscreveram naquele determinado curso e categoria de vaga.
Cursos de Medicina no Sisu 2026.
Reprodução
Como as notas de corte parciais são calculadas
A cada dia do período de inscrições, o sistema calcula uma nota de corte parcial para cada curso, com base no número de vagas e no desempenho de quem já se inscreveu até aquele momento.
Por exemplo:
Suponha que Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem 5 vagas para o curso de Odontologia, e, no primeiro dia, 6 candidatos com as seguintes médias se inscreveram para elas:
Candidato 1: 892,13
Candidato 2: 870,79
Candidato 3: 846,45
Candidato 4: 838,62
Candidato 5: 825,09
Candidato 6: 815,80
Quando o sistema atualizou no segundo dia, a nota de corte parcial para as cinco vagas era 825,09, igual a média do quinto candidato, que estava, naquele momento, ocupando a última vaga disponível. Com isso, o sexto candidato estava abaixo da nota de corte parcial.
Ainda no segundo dia, um novo candidato se inscreveu para uma daquelas vagas:
Candidato 1: 892,13
Candidato 2: 870,79
Novo candidato: 865,40
Candidato 3: 846,45
Candidato 4: 838,62
Candidato 5: 825,09
Candidato 6: 815,80
Quando a nota de corte atualizou no terceiro dia, havia aumentou para 838,62, igual a nota do Candidato 4, que estava, então, ocupando a quinta colocação na disputa pelas vagas.
Assim, a nota de corte sempre dependerá da nota do candidato que ocupa a última posição dentro do número de vagas disponíveis.
🚨 Fique atento! Da mesma maneira que a nota de corte parcial pode aumentar ao longo dos dias, também pode diminuir caso um candidato bem colocado mude a opção de curso, por exemplo. Por isso, a dica é conferir diariamente a nota de corte dos cursos escolhidos.
Notas de corte podem ser maiores no Sisu 2026
Neste ano, pela primeira vez, o Sisu permitirá que os candidatos usem notas das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 — para buscarem uma vaga em universidades públicas.
De acordo com sete professores e coordenadores de colégios e cursinhos pré-vestibular ouvidos pelo g1, a mudança pode trazer impactos, como:
Notas de corte devem subir nos cursos mais concorridos.
Candidatos veteranos terão vantagem sobre os novatos.
Por um lado, regra pode favorecer quem tem possibilidade de fazer cursinho por anos; por outro, alunos de baixa renda ganham segunda chance de ingresso após terem desistido de fazer o Enem.
Ociosidade pode cair com número maior de candidatos. Ao mesmo tempo, haverá provavelmente mudanças de curso entre quem já estava matriculado — causando o abandono das vagas “originais”.
“Colecionadores de aprovação” influenciarão ainda mais as notas parciais.
Acesse a reportagem completa e veja em detalhes os possíveis impactos dessa mudança.

Related articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Stay Connected

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
22,800SubscribersSubscribe
spot_img

Latest posts