Pintura original de Salvador Dalí será leiloada na Cheffins
Cheffins Fine Art Auctioneers/Reprodução
Uma pintura de Salvador Dalí vai a leilão em outubro, e a estimativa é que seu preço alcance 30 mil libras (mais de R$ 220 mil). O curioso é que a obra foi adquirida por 150 libras (mais de R$ 1,1 mil ).
Intitulada Vecchio Sultano, a obra foi produzida em 1966 e utiliza técnica mista com aquarela e caneta hidrográfica. Ela fazia parte de um projeto do artista para produzir 500 ilustrações inspiradas em contos folclóricos do Oriente Médio. No entanto, Dalí perdeu o interesse após completar apenas 100 obras.
Segundo Gabrielle Downie, especialista em belas artes da Cheffins, em Cambridge — casa responsável pelo leilão —, a pintura foi encomendada pelos italianos Giuseppe e Mara Albaretto. Inicialmente, o casal havia solicitado a Dalí que ilustrasse uma Bíblia, em 1963, mas o artista insistiu em retratar cenas de As Mil e Uma Noites.
Pintor surrealista Salvador Dalí
Roger Higgins/United States Library of Congress’s Prints and Photographs division)
“Dessas 100 ilustrações, metade permaneceu com a editora Rizzoli e foi danificada ou perdida, enquanto as outras 50 ficaram com os Albarettos e foram posteriormente herdadas por sua filha, Christina, que também era afilhada de Dalí”, explicou Downie para o “The Guardian”.
Quando a obra foi comprada em uma liquidação há dois anos, o negociante — que preferiu não se identificar — descobriu que ela já havia sido colocada à venda na Sotheby’s na década de 1990, totalmente atribuída a Dalí. “A perda de uma atribuição é bastante rara no mundo da arte moderna, tornando esta uma redescoberta significativa para os estudiosos de Dalí”, afirmou Downie.
O atual proprietário entrou em contato com um renomado especialista na obra do artista, que certificou a autenticidade da ilustração e a avaliou entre 20 mil e 30 mil libras.
Gênio catalão, Salvador Dalí era contra a interpretação única da realidade
