
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O edital do Prouni, com as datas e condições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2026, foi publicado nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU).
As inscrições acontecem de 26 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos de 29 de janeiro pelo portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni), com login gov.br (CPF e senha).
O resultado da primeira chamada será divulgado em 3 de fevereiro. Já a segunda chamada sairá em 2 de março.
👉🏾 O Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.
Pode se inscrever quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 ou 2025 e obteve média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação. (Veja mais abaixo.)
Sobre o resultado do Enem 2025: o Inep, responsável pelo exame, ainda não informou a previsão para divulgação das notas individuais do Enem 2025.
Edital do Prouni 2026 é divulgado.
Patricia Lauris/g1 Tocantins
📅 Datas do Prouni 2026
Inscrições: 26 a 29 de janeiro
Resultado da primeira chamada: 3 de fevereiro
Resultado da segunda chamada: 2 de março
Manifestação de interesse na lista de espera: 25 e 26 de março
Resultado da lista de espera: 31 de março
📚 Quem pode se inscrever
Além de ter feito o Enem em 2024 ou 2025, ter obtido média de ao menos 450 pontos nas áreas do conhecimento e nota acima de zero na redação, o candidato precisa atender a pelo menos um dos pontos abaixo:
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista; ou
Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; ou
Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
📝 Como funciona
O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso (selecionando a instituição de ensino e o turno).
Depois, é necessário marcar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.
Por fim, precisa monitorar, a cada dia, a nota parcial para aqueles cursos.
Se quiser, pode mudar suas escolhas (valerá a última opção marcada no período de inscrições).
Se o candidato estiver dentro da nota de corte e conseguir uma das vagas ao final do prazo de inscrição, ele constará como pré-selecionado.


