Universidade Villanova com várias viaturas da polícia na porta
REUTERS
A Universidade Villanova, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi interditada nesta quinta-feira (21) devido ao relato de que um atirador estaria agindo no campus, no entanto, segundo o reitor do local, tudo não passou de uma “farsa cruel”.
“Felizmente, ninguém ficou ferido e agora sabemos que foi uma farsa cruel. Não havia atirador ativo nem feridos, nem evidências de armas de fogo no campus. Embora isso seja uma bênção e um alívio, sei que os eventos de hoje abalaram toda a nossa comunidade”, disse o reverendo Peter M. Donohue em uma declaração por e-mail.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nas redes sociais, os alunos da universidade compartilharam uma mensagem de texto do sistema de alerta da Villanova que os instruía a trancar as portas dos cômodos, fazer barricadas ou se deslocar para locais seguros.
Vídeos mostravam uma multidão sendo levada às pressas para dentro de um prédio no campus.
Imagem de TV local mostra policiais se mobilizando
WPVI-TV/6ABC via AP
Por volta das 17h45 do horário local – 18h45 no horário de Brasília -, a polícia de Radnor informou que estava revistando os prédios, pediu às pessoas que estavam abrigadas no local para permanecerem onde estavam até que um policial as contatasse e afirmou: “Neste momento, não há vítimas relatadas”.
As autoridades da cidade pediram às pessoas para ficarem longe da faculdade. A prefeitura orientou moradores e alunos próximos a se abrigarem em suas casas em uma publicação no X.
Tiroteios em massa são um assunto sensível nos EUA. Segundo o Instituto Rockefeller, especializado em pesquisa de políticas públicas, houve 501 casos do crime no país desde 1966, com 1.712 mortos e 4,352 vítimas.
A orientação e o registro de novos alunos da Villanova começaram nesta quarta-feira (20) e terminam no sábado (23). As aulas começam na segunda-feira que vem, dia 25. Mais cedo, no X, a universidade postou fotos e vídeos da chegada dos alunos para o novo ano letivo.
Initial plugin text
Universidade do papa
A Villanova é uma instituição católica fundada pela Ordem de Santo Agostinho, a mesma à qual pertence o Papa Leão XIV.
Ainda em seus anos de formação, Robert Prevost, que se tornaria Leão XIV entrou na universidade para cursar matemática. Ele se formou lá em 1977, com o título de bacharel.
No mesmo local, Prevost se matriculou nos cursos de hebraico e latim, que não faziam parte da grade de exatas, mas que o ajudariam em seus estudos religiosos.
Universidade Villanova, nos EUA, diz que relato de atirador que levou à interdição do campus foi ‘farsa cruel’
-